ENTENDA SOBRE O ACRÍLICO E POLIESTIRENO





Comprovado por diversos estudos, o Acrílico é o plástico mais nobre existente no mercado por possuir mais transparência e brilho, além de ser 100% reciclável. Também é o plástico mais caro do mercado, o que leva diversos fornecedores a oferecem plásticos inferiores e mais baratos mesmo os anunciando como Acrílico.

Por isso, conhecer as diferenças entre esses dois tipos de plástico é fundamental para evitar surpresas indesejadas com o futuro produto adquirido. O Acrílico e o Poliestireno podem parecer semelhantes mas as suas diferenças são mais gritantes do que o imaginado.

O Poliestireno é uma resina que apresenta fácil flexibilidade e moldabilidade através do calor. É comercializado em 4 diferentes tipos, são eles:

- Poliestireno expandido (EPS) – uma espuma semi-rígida conhecida como isopor;
- Poliestireno resistente ao calor – usado em eletrodomésticos;
- Poliestireno de alto impacto – usado em utensílios domésticos;
- Poliestireno cristal – comum em copos descartáveis.

Os últimos dois tipos listados são os que mais se aproximam do acrílico. Para melhor entender as propriedades de cada um, observe a tabela abaixo com informações cruciais diferenciar o acrílico do poliestireno.

Por imagem:

Na versão transparente, o Poliestireno é mais opaco e apresenta um tom azulado ou amarelado, fácil de observar ao colocar a peça contra a luz.

A espessura de ambos os materiais também se diferencia. O poliestireno sempre apresentará uma espessura acima de 2mm.

Por som:

Quando feita em poliestireno, a peça ao cair no chão, reproduzirá um barulho estridente. De modo diferente, o acrílico produz um som seco e abafado, ruído semelhante a queda de uma madeira.

Em utensílios domésticos:

O poliestireno adere ao gosto e cheiro da peça, ao contrário do acrílico. Ao guardar um suco de uva em uma garrafa de poliestireno, de um dia para o outro na geladeira, ele mudará de gosto e a peça ficará com a marca do suco. No acrílico, isso não ocorre.

Aplicações no mercado:

 O Acrílico é aplicado em objetos duráveis e de médio impacto, como púlpitos, displays, defletores, urnas, placas de identificação de portas, expositores, fachadas, luminárias, coberturas, troféus, chaveiros, passarelas, porta-guardanapos e sachês, marcadores de mesa, baldes de gelo, descansa copos, preçários, berços pediátricos, organizadores domésticos, peças náuticas, para-brisas e demais utilitários em geral.

O Poliestireno é frequentemente utilizado em artigos de baixo custo e peças descartáveis, como utensílios domésticos (jarras, copos e recipientes), copos descartáveis, embalagens de CDs, seringas, béqueres, pentes, cabides, caixas organizadoras, potes, pastas e caixas térmicas (quando na versão expandida)




Entre em contato para saber mais:
Telefone: 21 3570.3421
WhatsApp Shop: 21 99195.3932